27 junho 2016

OPINIÃO: O esporte enquanto instrumento de inclusão social

Falar de esporte é afirmar o benefício que ele proporciona à sociedade. A inclusão social e os inúmeros benefícios que as atividades físicas trazem à saúde são alguns itens que marcam seu importante papel na sociedade. A prática do esporte pode transformar as vidas de muitas crianças e adolescentes, estimulando a superação de barreiras e limitações e o crescimento das noções de solidariedade e respeito às diferenças.

Quem pratica esporte tem a oportunidade de se tornar um cidadão melhor, porque treina também para a vida, para exercer os seus direitos e compreender os seus deveres com disciplina e determinação. Na adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos que desviam valores e aprendizagens. 

É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade. Ele ajuda no desenvolvimento saudável das pessoas, além de cooperar para que as pessoas se afastem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora.

Pederneiras vislumbra um novo horizonte, novas oportunidades, justiça social e desenvolvimento, sendo o esporte parte integrante nesse processo. À medida que isso for se tornando realidade, novos desafios surgirão. E a resposta que pudermos dar a eles é que decidirá como será o futuro. Daí porque é essencial estimular a prática do esporte pela população, que deve também ser adotado como forma de melhorar a convivência e na promoção da paz social.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com