24 novembro 2015

PEDERNEIRAS: TRE julga recurso sobre as eleições municipais de 2012 nesta quinta

Consta de pauta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP), para julgamento na próxima quinta feira (26), o recurso na ação de investigação eleitoral julgada improcedente por duas vezes pela Justiça Eleitoral de Pederneiras. A demanda está relacionada com as eleições municipais de 2012. A decisão do TRE poderá manter ou reformar a sentença proferida na primeira instância.

A ação de investigação eleitoral foi proposta em novembro de 2012 pelas instâncias locais do PSDB, PMDB, PTB, PPS e pelos ex-candidatos a prefeito e vice Zé da Purina e Joãozinho da Farmácia respectivamente, pleiteando a declaração de inelegibilidade com cassação de registros ou diplomas e anulação dos votos recebidos por candidatos de Pederneiras nas últimas eleições municipais. Os fatos se referem a abuso de poder político e econômico, envolvendo a ex-prefeita Ivana Camarinha (PV), o prefeito Daniel Camargo (PSB), o vice-prefeito Juarez Solana (PV) e a vereadora Durvalina Simões Nabi (PV).

A ação foi julgada improcedente pelo então juiz eleitoral Sergio Augusto de Freitas Jorge em fevereiro de 2013, cuja decisão o TRE anulou, determinando a produção de provas e prosseguimento da ação. 

Na segunda fase, o Ministério Público Eleitoral opinou pela existência da prática de conduta vedada, que teria afetado a igualdade de oportunidades entre os candidatos. Em agosto de 2015, a juíza eleitoral Ana Carolina Uchôa Aguiar Siqueira de Oliveira decidiu também pela improcedência da ação.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com