30 setembro 2015

OPINIÃO: A Câmara Municipal não pode ser omissa

Na sessão de anteontem (28), a Câmara Municipal pela sua maioria, deu sinais de que realmente não corresponde ao que dela espera o povo de Pederneiras. Dois requerimentos do vereador Mauro Soldado (PSDB), que buscavam esclarecimento sobre a legalidade da transferência do transporte de estudantes da rede municipal de ensino para a Viação Jauense, bem como saber do Detran se as exigências do Código Brasileiro de Trânsito estão sendo cumpridas quanto a veículos e condutores, objetivando a segurança dos alunos transportados, foram rejeitados.

A maioria da edilidade não quer saber de que forma esse transporte foi para as mãos da Jauense ou se o serviço executado segue a legislação brasileira. Quanto aos veículos estarem ou não dentro das normais legais, basta mencionar que nem faixa amarela escrita “Transporte Escolar” nas laterais a na traseira dos veículos da Jauense - exigência legal - há.

O Legislativo Municipal tornou-se um poder quase obsoleto pela ausência de independência. Mandatos populares que se confundem com vontades pessoais. Seria necessário aos vereadores, sem distinção, saber que a Câmara Municipal exerce também a função fiscalizadora, que tem por objetivo, dentre outros, o controle da Administração local, principalmente quanto aos atos do Executivo, à execução orçamentária e à qualidade dos serviços que o Poder Público presta à população.

Requerimento é o instrumento pelo qual o vereador pode solicitar informação, como referente a contratos, despesas realizadas pela Prefeitura etc. Ele é importante para que haja, da parte do legislativo, acompanhamento da aplicação de recursos no município. Mas pode ser dirigido a órgãos de outras instâncias de governo.

O pior de tudo são os argumentos utilizados por vereadores governistas para rejeitar os requerimentos. “Eu preciso ficar perguntando se tem documentação, se a documentação ta em dia? Eu não vejo a necessidade disso. Não vejo aqui indício nenhum de irregularidade”, disse o vereador Willian (PSB). “Eu na verdade ia votar a favor desse requerimento mas, pela imposição do Seu Mauro, eu vou votar contrário, ta?”, arrematou Ricardo de Santelmo (PV).

Uma vez rejeitados os requerimentos, o vereador Mauro Soldado deve buscar as informações acionando diretamente o Ministério Público e a unidade do Detran em Pederneiras. Isso mostra que a Câmara Municipal, que chega a confundir informação com investigação, vai demonstrando cada vez mais não ter qualquer intenção de fiscalizar o bom uso do dinheiro e dos serviços públicos, como que numa atitude de omissão, a esquivar-se de suas responsabilidades.


Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com