25 julho 2015

CRÔNICA: Equilíbrio

Não tenho plena certeza, mas estava mesmo pensando sobre isto, sobre como a vida precisa de equilíbrio. Mas o que vem a ser equilíbrio? Será que tem mais a ver com perfeição ou com maturidade? Será que é fazer sempre o certo, ser o certinho o tempo inteiro? O que significa realmente “ser equilibrado”? 

Lembrei então de uma citação que li há tempos atrás, sobre promoção de valores humanos, morais e espirituais universais:

Equilíbrio é a habilidade de olhar para a vida a partir de uma perspectiva clara – fazer a coisa certa no momento certo. Uma pessoa equilibrada será capaz de apreciar a beleza e o significado de cada situação seja ela adversa ou favorável.

Equilíbrio é a habilidade de aprender com a situação e de prosseguir com sentimentos positivos. É estar sempre alerta, ser totalmente focado, e ter uma visão ampla.

Equilíbrio vem do entendimento, humildade e tolerância. O mais elevado estado de equilíbrio é voar livre de tudo e, ainda assim, manter-se firmemente enraizado na realidade do mundo.

Penso que equilíbrio tenha mais a ver com isso… com a habilidade que vem com a maturidade, com o entendimento da vida, um aprendizado que só se adquire com o viver, com a experiência. Equilíbrio tem a ver com sanidade. Semelhante ao pensamento de Jean-Paul Sartre, Pablo Neruda ou Paulo Coelho: fazer escolhas e lidar com suas consequências. Mas sem nunca esquecer, como dizia Renato Russo, que para conseguir equilíbrio é preciso, muitas vezes, cortejar também a insanidade.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com