19 maio 2015

OPINIÃO: A festa, o parque e a frustração

Leio no Facebook as manifestações de quem não se conforma com o preço estabelecido para que as crianças pederneirenses de famílias com baixo poder aquisitivo possam utilizar os brinquedos do parque de diversões, no período da Feira das Nações. Há informação de que em algumas cidades da região o preço tem sido mais acessível que os anunciados aqui.

A nossa Fenap inicia na quinta-feira (21) e se estende até o domingo (24). Shows são anunciados; os cardápios das barracas típicas prometem chamar a atenção dos frequentadores; espaço especial para quem dispõe de mais recursos financeiros (camarote); pequenos pontos de comércio ambulante a oferecerem dezenas de opções. Mas o que preocupa mesmo é o preço do acesso a cada brinquedo do parque (R$ 5,00).

Este ano, novamente, o prefeito Camargo (PSB) cedeu à Santa Casa de Pederneiras, com aprovação da câmara municipal, 12.645,47 m² de área no interior do recinto. Isso dá direito à entidade de explorar diretamente ou através de terceiros, camarotes e parque de diversão, dentre outros.  Desse modo, sai de cena a administração municipal e entram os dirigentes da Santa Casa. São eles que decidem quem, quando e em sob quais condições o comércio do espaço se dará.

Tendo transferido à Santa Casa a exploração da área para viabilizar atividades quarteirizadas, tais como camarotes e parque de diversões (que renegocia vários espaços menores, remanescentes do que recebe) não cabe maiores discussões. E a administração municipal, esperta, adotou o “jeitinho” ao fazer uma boa curva, desviando-se do procedimento licitatório, que poderia redundar em preço menor no acesso aos brinquedos do parque. Como aqui parece que vale tudo, então “vale o que vier”, como diz a música do Tim Maia.

Desde sempre o mesmo, Vitinho Park é “hors concours”. Não tem concorrente. Seu espaço – maior parte da área destinada ao evento - é exclusivo. E a festa, que contribui para o fortalecimento da identidade cultural do universo caipira e gastronômico, não vai proporcionar – como deveria – a alegria das brincadeiras e muita diversão para a criançada de famílias mais humildes.

Todo mundo sabe: o que as crianças gostariam mesmo era poder acompanhar seus familiares ao evento, estar na festa, participar ativamente dela e brincar, brincar, brincar. Mas R$ 5,00 por brinquedo inviabilizou para a maioria. Frustrou e ficou para trás, envolto à cortina de fumaça que envolve muito do que a administração comandada por Camargo faz ou deixa de fazer.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com