22 abril 2015

PEDERNEIRAS: Servidores da educação municipal acusam sobrecarga de trabalho

A decisão do Tribunal de Contas do Estado publicada em outubro do ano passado, de considerar ilegais as contratações de 106 professores de educação infantil e do ensino fundamental pela prefeitura de Pederneiras para substituições eventuais, parece ter afetado fortemente o sistema municipal de ensino. Segundo professores que contataram o blog Pederneiras de Fato, o que deveria ser exceção está virando rotina, uma vez que na falta de professor, ao invés da convocação de substituto, distribuem-se os alunos por outras turmas, superlotando classes, permitindo que um docente seja responsável por mais de um grupo, como se o ato de solidariedade tivesse que recair apenas sobre ele, isentando a administração municipal de suas responsabilidades.

Já quando há falta de professor especialista (informática, educação física, artes, inglês, etc), outro professor assume a sala, fazendo jus à hora aula, o que não acontece com os do ensino infantil e fundamental. Dos professores aprovados no último concurso que realizou, a prefeitura teria contratado apenas 10 professores.

Evidente que a pior opção é dispensar os alunos ou adotar a aula vaga. Quando um professor falta, a escola não deve deixar seus alunos sem terem o que fazer. Se o professor não deixou nenhuma atividade por qualquer motivo, ou por que a falta foi pontual e imprevista, a escola deveria estar preparada para o plano B. Qual seria? Isso cabe a cada instituição estabelecer. Poderiam ser, por exemplo, atividades culturais, tão ausentes do currículo.

Monitores também substituem
Segundo relatos, tem sido frequente também no sistema educacional de Pederneiras delegarem-se responsabilidade para funcionário de apoio, no caso monitores, ao assumirem alunos em sala de aula porque não há professores substitutos. Ainda que possuidores de todos os méritos, os monitores são profissionais que não possuem formação adequada para atuar em salas de aula. São contratados para acompanhamento dos alunos, ganham apenas um salário mínimo e estão substituindo os educadores sem qualquer contrapartida financeira.

Segundo a legislação, monitores podem auxiliar o professor no desenvolvimento de atividades  pedagógicas em sala de aula, mas não substituí-lo. Nenhum monitor tem essa obrigação, independente de quantos professores faltem. A solução para as faltas e/ou ausências de professores, quem deve apresentar é a secretaria municipal de educação.

Secretaria não se manifesta
Encaminhamos dois emails à secretaria municipal de educação, através da assessoria de comunicação da prefeitura de Pederneiras, para que se posicionasse sobre as questões relacionadas a esta postagem. Não houve pronunciamento das instâncias mencionadas.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com