27 abril 2015

OPINIÃO: Invencionice não, prefeito!

Estratégica e pirotecnicamente fotografado, como é do seu feitio, o prefeito de Pederneiras desabafou ao jornal “Pedra de Fogo”, edição do último dia 25, acusando a oposição de fazer “furdúncio” (barulho) em razão do reajuste salarial que a administração comanda por ele concedeu aos servidores municipais. Li e reli a matéria para não ter duvida. Ela descreve o índice de 5%. De onde será que se extraiu esse tal 5%?

A lei complementar nº 3.243/2015, de autoria do prefeito Camargo (PSB), atribui apenas 3% de reajuste aos salários dos servidores, bem inferior ao falso índice que se tenta fazer parecer verdadeiro. Daí que 5% é invencionice pura. Nunca existiu. E já que a fonte das informações do jornal foi o próprio prefeito – que possui diploma em jornalismo -, teria partido dele o disparate?

Necessário esclarecer que o ano de 2014 fechou com 6,41% de inflação, mais que o dobro do reajuste de 3% concedido aos servidores. E para este ano, a expectativa de inflação é de 8,23%.  Dizer que concedeu “x” em 2013 e “y” em 2014 não conta para a realidade presente. O fato é que sua excelência deveria ser criterioso nas informações que presta sem o respaldo da verdade.

Será que a proximidade do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal (de 54%) não estaria por conta do inchaço da máquina pública, do grande número de secretarias criadas, das dezenas de nomeações desnecessárias, das tantas funções gratificadas concedidas à luz de critérios subjetivos?

Anunciar medidas para enfrentar as dificuldades da prefeitura, que é bom, o prefeito Camargo não faz. Se é necessário garantir o equilíbrio financeiro do município, que tal uma reforma administrativa com a fusão de secretarias e extinção de outras? Que tal a diminuição do número de cargos de confiança, de funções gratificadas e de atividades festivas? Que tal a redução no consumo de energia elétrica e no uso de telefone? 

O que não pode, nem deve, é inventar-se que houve um “aumento” de 5%, quando na verdade se concedeu ao salário dos servidores municipais, com forte perda, apenas 3%.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com