25 março 2015

PEDERNEIRAS: Casos de dengue avançam; cota de exames, déficit de agentes e fumacê preocupam

O Instituto Adolfo Lutz (IAL), segundo informação, pode não realizar mais os exames para certificar se os pacientes têm ou não dengue no município. Os casos confirmados seriam em torno de 200, embora se fale que poderiam ser em torno de 800 casos (diagnósticos não notificamos e confirmados pelo IAL não são considerados). Pederneiras teria ultrapassado a cota de estabelecida pelo instituto. Segundo dados, os municípios do Estado podem fazer até 300 testes a cada 100 mil habitantes. Acima disso, o Instituto Adolfo Lutz não realiza mais o exame de sorologia.

Caso procedente a suspensão da realização dos exames pelo IAL, para que catalogue de maneira efetiva as ocorrências, o município deverá recorrer a laboratórios privados, terceirizando o serviço. A suspensão segue um protocolo nacional que estabelece que quando a unidade ultrapassa o número de exames feitos para um município, esse passa a assumir e realizar os testes.

Déficit de agentes
Apesar da epidemia de dengue que atinge em cheio o Estado, Pederneiras não possui agente de vetores em número suficiente para combater as larvas e a proliferação dos mosquitos nas ruas, que seriam hoje apenas seis. A falta desses agentes prejudica o combate à doença, segundo especialistas. O Ministério da Saúde recomenda que haja um agente a cada mil imóveis. Segundo registra o site oficial da prefeitura, o município possui 11.353 moradias e 7.059 terrenos, o que demandaria a contratação de mais 11 agentes de vetores.

Carro fumacê
Vários moradores registram que não veem o carro fumacê atuando nas ruas do município. A intensificação do combate ao mosquito transmissor da dengue. “Não consegui ver ainda esse carro atuando”, relata uma senhora, que considera que dessa forma o serviço de prevenção se torna deficiente. Considerado efetivo, mas não satisfatório, o fumacê não resolve de todo o problema.

Participação da população é fundamental
Por parte da população, há a necessidade de manter os quintais limpos, evitar água parada concentrada em vasos e vasilhas, recolher o lixo e manter poços e caixas d’água tampados. Não deve haver acomodação ainda que o fumacê esteja sendo aplicado. Toda a comunidade tem que ser consciente dos perigos da dengue e adotar os procedimentos sanitários e higiênicos que devem ser tomados para evitar a contaminação.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com