28 outubro 2014

PEDERNEIRAS: Câmara aprova a toque de caixa criação de secretaria e cargo de confiança

Protocolado na câmara municipal de Pederneiras na última sexta-feira (24), o projeto de lei de autoria do prefeito Camargo que cria a Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos foi aprovado em regime de urgência na sessão desta segunda-feira (27). Abstiveram-se (não tomaram parte da votação) apenas dois vereadores. Além da criação da secretaria, o projeto traz em seu bojo a possibilidade de que o cargo de secretário, além de outros na mesma estrutura sejam ocupados através de nomeações, sem a necessidade do crivo por concurso público.

O projeto, votado a toque de caixa pelo legislativo local, traz uma espécie de pano de fundo, um pivô. Tem a ver com a decretação da inconstitucionalidade de dispositivo de outra  lei também da lavra do prefeito Camargo, que em 2013 criou o cargo de procurador geral do municipal, que foi ocupado por servidor não concursado. Segundo a decisão do Tribunal de Justiça, para exercer o cargo de procurador geral tem que se submeter ao crivo do concurso público.

Diante disso, e provavelmente para continuar agasalhando quem estava ilegalmente à frente da estrutura jurídica da administração, ao invés de simplesmente nomear um dos advogados do próprio quadro municipal (concursado), o prefeito fica livre para nomear alguém de sua escolha pessoal, desde que da área do direito. 

Esse tipo de comportamento é que por vezes evidencia a institucionalização de fórmulas mirabolantes que viabilizam espetacular fonte remuneratória para protegidos, ou mesmo a solução “legal” para viabilizar apoios políticos. Só faltava aparecer alguém, em legítima "legítima defesa", argumentando que a ordem dos tratores não altera o viaduto.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com