29 maio 2014

PEDERNEIRAS: Prefeito Camargo cria factoide para tentar conter desgaste

Desgaste de Camargo pode atingir Ivana 
Para tentar conter o visível desgaste de sua administração, crescente após a polêmica que envolveu o show de Gusttavo Lima com ingressos cobrados na Feira as Nações, o prefeito de Pederneiras criou mais um factoide. Desta vez diz respeito ao Conselho da Cidade, que sob seu comando foi "instalado" na noite desta quarta-feira (28).

Alardeado através da rádio local, o evento serviu para “constituir” o tal conselho, “eleger” os seus membros, numa evidente firula (simulação que visa iludir), própria de quem sente o golpe do desgaste de uma administração que tem se mostrado pífia.

É de se supor que no corpo jurídico da prefeitura haja gente da área do direito com preparo para discernir entre o certo e o errado que, se consultado sobre o assunto diria ao alcaide “não faça que é bobagem!”. Como o prefeito Camargo não deve ter dado a mínima para o corpo jurídico, juntamente com o seu grupo político e na ânsia de sair do aperto que a população passa a lhe impor, acabou por instalar o que não existe.

Veto
A Câmara Municipal aprovou em duas votações e por unanimidade, projeto de lei do vereador Mauro Soldado, que trata da criação do Conselho Municipal de Política Urbana. Esse conselho teria exatamente a mesma atribuição que a de um Conselho da Cidade: institucionalizar a participação da população nas decisões tomadas pelo poder público referentes às políticas de desenvolvimento urbano, consolidando o conceito de gestão democrática no município. E dentre suas principais atribuições estão o debate da política urbana do município, a análise de questões relativas aos planos estratégicos, discussão e proposição de diretrizes e acompanhamento da aplicação de recursos, além de articular a ação de outros conselhos municipais, visando a integração e compatibilização das políticas de transporte, habitação, meio ambiente, paisagem urbana, proteção ao patrimônio histórico e cultural e uso do solo, para promoção e ordenação do pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e do bem-estar dos munícipes.

Sem qualquer argumento legal ou jurídico, o prefeito vetou o autógrafo encaminhado para sanção, num oportunismo de quem percebe o quanto de importância há na proposta e dela tenta se apropriar de uma forma absolutamente rasteira.

Sem respaldo legal
Conselhos são instâncias permanentes, sistemáticas, institucionais, formais e criadas por lei com competências claras. Além disso, devem ser órgãos colegiados, paritários e deliberativos, com autonomia decisória. Todo conselho, obrigatoriamente tem que criar e aprovar o seu regimento interno (instrumento que normatiza e organiza o seu funcionamento), sem o que não há como atuar.

Não há nenhuma lei vigente em Pederneiras que preveja a criação do Conselho da Cidade. Dito assim pode-se afirmar que o que aconteceu na noite de ontem, relacionado a tal conselho no âmbito local, não passou de iniciativa de aloprados. Um erro grosseiro e proposital travestido de pirotecnia.

Mentora pode ser atingida
Os tropeços e afogadinhos que Camargo vem imprimindo podem não só se transformar em “marca” de sua gestão, mas atingir também a mentora de sua candidatura e principal responsável por sua vitória nas eleições municipais. Afinal, a ex-prefeita Ivana Camarinha, pré-candidata a deputada estadual, convenceu o seu partido, os aliados e a maioria dos que votaram nas eleições de 2012 a se juntarem a um candidato sem qualquer potencial, a princípio. Na campanha de Camargo, com um discurso semelhante ao de Maluff quando elegeu Pitta seu sucessor na capital em 1996 “se não for um bom prefeito nunca mais vote em mim”, Ivana Corre o risco de ver seu projeto eleitoral fazer água pelos mares aqui de Pederneiras.
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com